14 de abril de 2025
Muitos profissionais acreditam que são cuidadosos o suficiente para evitar processos e outros problemas durante o exercício da profissão.
No entanto, mesmo os melhores advogados estão sujeitos a adversidades que fogem do seu controle, como:
Em geral, o seguro de Responsabilidade Civil Profissional para advogados oferece cobertura para:
O que não está coberto?
Assim como qualquer seguro, o RCP tem exclusões, ou seja, situações que não estão cobertas, como:
Percebeu como essa proteção é importante para exercer a sua profissão com mais segurança? Então, entenda agora como escolher um bom seguro, com tudo aquilo que você precisa!
Quanto maior o limite, maior a proteção. Advogados que lidam com casos de valores elevados devem optar por coberturas com limites compatíveis.
As seguradoras que operam com este seguro podem adotar a P.O.S. (Participação Obrigatória do Segurado). É o valor que o segurado participará no momento de receber a indenização que corresponde a um evento ocorrido e coberto pela apólice (contrato) do seguro.
Se, por exemplo, um advogado que tem o seguro de Responsabilidade Civil Profissional com uma POS de 10% dos prejuízos, comete um erro involuntário e a seguradora precisa indenizar o terceiro em R$ 30 mil, o profissional participará com apenas R$ 3 mil, valor que corresponde a 10% do valor da indenização.
É importante ficar de olho nesse detalhe no contrato do seguro para estar preparado e evitar qualquer surpresa.
Pesquise por empresas com solidez financeira e histórico de bom atendimento. Para isso, você pode verificar a experiência de outros clientes em comentários na internet e também em sites de reclamações, como o Reclame Aqui.
O valor do prêmio, ou seja, o valor pago pelo seguro, pode variar conforme a área de atuação (advogados criminais, trabalhistas etc.), faturamento realizado no último ano, volume de trabalho ou quantidade de processos, limite de cobertura escolhido, histórico de reclamações e outros pontos importantes relacionados ao perfil do profissional.
Entre em contato com a PSIM Corretora de Seguros, solicite cotações com base no seu perfil. Com essas informações em mãos, compare as coberturas e preços. Chegou a proposta ideal? Então é só fechar o contrato e continuar exercendo a sua atividade protegido!
Dá uma olhada em todas as profissões que podem contar com essa proteção:
Agende uma reunião conosco